segunda-feira, 30 de junho de 2008

Cintura Fina V

Dicas para as donas de casa

Arroz soltinho

Para que seu arroz fique bem soltinho coloque uma colher de vinagre na água, na hora do cozimento e, cinco minutos antes de terminar de cozinhar, ponha dentro da panela uma fatia de pão, tampe e deixe por alguns minutos. O pão absorve o excesso de água e fazem os grãos incharem. Assim, você terá um arroz soltinho e seco. Mas, se o arroz cozinhou demais e empapou, tente a seguinte dica. Despeje-o dentro de uma peneira ou escorredor e ponha-o debaixo de uma torneira de água fria, lavando-o, igual ao macarrão, até que os grãos se soltem bem. Depois, deixe escorrer por algum tempo e leve-o ao forno. Você sabia que o arroz ao entorna enquanto cozinha, se colocarmos dentro da panela um pedacinho de manteiga? Experimente uma destas dicas!

Manchas em móveis

Para retirar manchas de água de móveis encerados passe um pano embebido em querosene ou azeite e, quando a mancha sumir, esfregue com um pedaço de lã. Mas, se o seu móvel for envernizado ou laqueado, tente esfregar levemente sobre o local da mancha de bebida um pouco de borra de café úmida. Se você colocou um bule de café quente sobre a mesa encerada e ela manchou, esfregue sobre a mancha, com movimentos circulares, um pano embebido em um polidor de prata e, depois, passe a certa normal na mesa inteira. Experimente adicionar uma colher de chá de vinagre de maçã ao seu polidor comum de móveis e você verá que ele dará muito mais brilho.

Limpeza de Banheiros

Se você já tentou esfregar vários produtos de limpeza pesada no seu vaso sanitário, mas ele continua com aquele aspecto de antigo, velho e encardido. Antes arranca-lo e colocar outro no lugar tente esfregá-lo com cal virgem ou um pano molhado em gasolina. Isso os deixará como novos. Para desentupir o chuveiro, você não precisa esperar a boa vontade do seu marido. Desenrosque as borboletas e solte aquela parte dos furinhos, passando nos buraquinhos uma escovinha de náilon. Para desentupir pias você deve jogar no cano um pouco de bicarbonato de sódio e por cima dele meia xícara de vinagre, deixando assim por vinte minutos. As cortinas de plásticos para boxe ficarão macias depois de lavadas em água sanitária ou cloro, se você colocar um pouco de óleo mineral na última água de enxaguar.

(Fonte: Livro “Sebastiana Quebra-Galho”. Um guia prática para o dia a dia das donas de casa. Nenzinha Machado Salles. Ed. Record.)

Por: Tarcila Poulain


Nenhum comentário: